Notícias

Em 23 de fevereiro acontece o 1º Encontro Técnico do RenovaBio

20 de Fevereiro de 2018

Notícias

Direcionado a funcionários de usinas sucroenergéticas envolvidos diretamente no planejamento de produção de cana e seus produtos derivados, o curso tem o objetivo de esclarecer dúvidas e mostrar o que pode mudar no dia a dia das empresas com a implantação da Política Nacional de Biocombustíveis, mais conhecida como RenovaBio.

Organizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (unica) em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), que sediará o evento, o 1º Encontro Técnico do RenovaBio acontece na sexta-feira (23/02), em Piracicaba (SP), com o apoio da Embrapa Meio Ambiente, do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), Universidade de Campinas (Unicamp) e do Agroicone.

Os técnicos e especialistas desses centros de pesquisas são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da calculadora que será utilizada para definir a nota de eficiência ambiental dos produtores de biocombustíveis, a chamada RenovaCalc.

“A ideia é que as empresas entendam quais variáveis devem afetar a nota de eficiência ambiental das usinas, para que possam incorporar essa informação na decisão sobre as práticas e tecnologias adotadas na produção. A definição da nota e a comprovação das informações inseridas na calculadora são fundamentais para o processo de emissão dos títulos de redução de emissões (o CBio) pelos produtores”, explica o gerente de Economia e Análise Setorial da UNICA, Luciano Rodrigues. Mais detalhes sobre a programação serão divulgados nos próximos dias.

Lançado em 2016 e sancionado pelo presidente Michel Temer em dezembro de 2017, o RenovaBio, com previsão para entrar em operação em 2020, representa um modelo inovador para a redução dos gases de efeito estufa no transporte veicular. Sem conceder subsídios ou renúncia fiscal, o programa incentivará a maior utilização de biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel. A iniciativa é considerada estratégica para ajudar o Brasil a cumprir suas metas climáticas até 2030, segundo compromisso assumido no Acordo de Paris.

PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÕES

8h30 - Recepção e credenciamento

8h50 - Abertura: boas-vindas!

LES-ESALQ/USP e UNICA

9h10 - O Programa RenovaBio: origem, objetivos e próximos passos

Ministério de Minas e Energia

9h30 - Regulamentação pela ANP e o processo de certificação dos produtores de biocombustíveis

ANP

9h50 - Renovabio: o que deve mudar no dia a dia das usinas?

UNICA

10h10 - Avaliação de Ciclo de Vida no âmbito do RenovaBio: objetivo, escopo, método, fontes de dadosEmbrapa Meio Ambiente (Marília FolegattiMatsuura)

10h30 - Mudança de Uso da Terra no âmbito do RenovaBio

Agroicone (Marcelo Moreira)

10h50 - A RenovaCalcCTBE (Mateus Ferreira Chagas)

11h10 - Explorando a RenovaCalc: simulações em tempo real

CTBE (Mateus Ferreira Chagas)

Embrapa Meio Ambiente (Michelle Scachetti)

Local: Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ/USP.

Endereço: Avenida Pádua Dias, 11 - Agronomia, Piracicaba – SP

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ENCERRADAS.

Fonte: CanaOnline – 20/02/2018

 

Veja também