Notícias

Durval Dourado Neto toma posse como diretor da Esalq

22 de Janeiro de 2019

Notícias

Em cerimônia concorrida, Durval Dourado Neto e João Roberto Spotti Lopes tomaram posse, na tarde de 17 de janeiro de 2019, como Diretor e Vice-Diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros (Esalq/USP).

O ato aconteceu no Salão Nobre, diante da presença de autoridades políticas, acadêmicas, representantes do setor produtivo e da comunidade universitária.

Após a entrada solene dos membros da Egrégia Congregação da Esalq, conduzindo Dourado e Spotti Lopes. A mesa central foi composta, além dos novos gestores, também pelo Reitor da USP, Vahan Agopyan, pelo Vice-Reitor, Antonio Carlos Hernandes, pelo deputado federal Arnaldo Jardim, pelo Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta, pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, pelo Secretário Geral da USP, Pedro Vitoriano de Oliveira e pelo diretor da Esalq gestão 2015-2018, Luiz Gustavo Nussio.

Após as leituras dos termos de compromisso de Diretor e Vice-Diretor, além da leitura do Termo de Posse, ocorreu a troca das vestes talares entre Nussio e Dourado. Na sequência, o 35º diretor da Esalq fez seu discurso. Em uma fala estruturada em quatro partes, Durval Dourado Neto apresentou a Esalq em números, fez um resumo do programa de gestão e das principais ações a serem implementadas e finalizou com uma reflexão sobre o momento histórico na qual sua gestão está inserida.

"Nossas escolhas serão pautas na justiça, com o desafio de encontrar o ponto de equilíbrio entre igualdade e liberdade. Buscaremos essa união com otimismo e com o propósito de continuar proporcionando educação de alto nível. Precisamos nos manter atentos às demandas da sociedade", declarou Durval Dourado Neto.

A cerimônia contou ainda com o descerramento do quadro do professor Luiz Gustavo Nussio, que passará a compor a Galeria de Diretores da Esalq, no hall do Salão Nobre e saudação ao ex-diretor, realizada pelo professor José Roberto Postali Parra, diretor da Esalq na gestão 2003-2006.

Finalmente, o reitor da USP, Vahan Agopyan, encerrou o ato falando das novas expectativas que surgem com a posse de novos gestores. "A USP agradece aos professores Durval Dourado Neto e João Roberto Spotti Lopes por aceitarem o desafio de dirigir a Esalq. Parabenizo a comunidade esalqueana pela escolha de seus novos gestores e desejamos a eles sucesso. A Esalq está entre as melhores escolas do mundo na sua área graças ao trabalho árdua de sua comunidade e isso é motivo de orgulho para a USP".

A declamação da Ode à Esalq, realizada pelo professor Zilmar Ziller Marcos e a apresentação do Hino da Esalq, pelo Grupo Vocal Luiz de Queiroz, encerraram a cerimônia.

Esalq - 22/01/2019

Veja também