Notícias

Dia Mundial da Água é comemorado pelo setor sucroenergético de MG

22 de Março de 2019

Notícias

O setor sucroenergético mineiro tem contribuído significativamente para a proteção dos recursos hídricos, com uma redução espetacular do uso da água no processo industrial. Há um importante processo de gestão das águas, que inclui a reutilização no circuito fechado, reciclagem através da fertirrigação e reaproveitamento em várias áreas das empresas.

De acordo com o Gerente Ambiental da SIAMIG, Jadir Oliveira, o aumento da moagem de cana da usina tem se dado com a redução da captação de água, um desafio colocado para o setor no estado, no esforço de fazer uma economia de água dentro do processo.

“O ganho maior e imediato dessa conquista é ambiental, já que que o retorno financeiro é de longo prazo, mas o maior objetivo foi a busca da sustentabilidade e redução da captação da água de superfície”, afirma Oliveira.

A Araporã Bioenergia, localizada no município Araporã (Triângulo Mineiro) comemorou o Dia Mundial da Água com a “Jornada pela despoluição do Rio Paranaíba”, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município.

Muitas pessoas foram envolvidas nessa ação, juntamente com os órgãos ambientais e Corpo de Bombeiros. “Nesse trabalho foi realizado a retirada de lixo do rio num trecho de 15 km”, afirmou a engenheira ambiental da empresa, Tamires Souza.

Acesse o link e veja a ação.

 

(Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG – 22/3)

Veja também