Notícias

Curso gratuito quer aumentar participação de mulheres na CMAA

17 de Agosto de 2021

Associados

A Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e o Senai irão oferecer um curso gratuito voltado para a capacitação de mulheres para atuação na área agrícola. Com início este mês, a edição especial do projeto Engrenando Sua Carreira , voltada só para mulheres, vai formar 30 operadoras de colhedoras nas unidades de Uberaba, Limeira do Oeste e Canápolis.

O projeto integra a iniciativa da CMAA de promover cada vez mais oportunidades para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, com destaque para proporcionar maior igualdade de gênero em um setor tradicionalmente ocupado por trabalhadores do sexo masculino.

"A criação de oportunidades para elas no setor agrícola é uma preocupação constante da CMAA, até porque reconhecemos o potencial e qualidades dessas trabalhadoras – especialmente o comprometimento e a produtividade associado ao maior cuidado e a segurança – tão importantes para o sucesso das operações", comenta o CFO da Companhia, Jeferson Degaspari.

As inscrições para a primeira turma que acontece em Uberaba(MG) estão abertas. Para se inscrever, as candidatas deverão comparecer ao Sindicato Rural, na Av. Edilson Lamartine Mendes, 573, Parque das Américas, das 08h30 às 15h30. Mais informações podem ser consultadas por telefone: (34) 3228-7337 ou nas redes sociais da CMAA. A intenção é que as aulas comecem ainda em agosto. Para as cidades de Canápolis e Limeira do Oeste, ainda serão divulgados os cronogramas.

Nos últimos anos, a CMAA vem registrando um crescimento na contratação de mulheres. Com o projeto Engrenando Sua Carreira – Especial Para Elas, a expectativa é que esse número cresça nos próximos meses. A primeira edição da capacitação, em função das medidas de combate à Covid-19, será dividida em turmas com 10 participantes. Para participar do curso, as candidatas deverão ter Ensino Fundamental completo, CNH Categoria D e mais de 21 anos.

"A expectativa é que a unidade móvel do Senai de Ribeirão Preto (SP) passe pelas três unidades da CMAA, no Triângulo Mineiro, para ministrar estes cursos. A carga horária do curso é de 160 horas e a grade inclui atividades teóricas e práticas, bem como um processo de seleção e integração na CMAA", conta a Supervisora de Desenvolvimento Organizacional da CMAA, Daniela Félix.

Elas em destaque. Na CMAA, uma boa parte do quadro de colaboradores é composta por mulheres, inclusive em posições importantes de liderança. É o caso de Rita de Cassia da Silva, operadora de máquinas automotivas há 3 meses na empresa. Para ela, o ambiente de trabalho na CMAA oferece oportunidades para o crescimento no setor.

"A garra, perseverança, foco e determinação que a mulher tem permitem que ela desempenhe qualquer cargo, em qualquer setor – e o setor agrícola não é exceção. Fui muito bem recebida na CMAA e é muito positivo ver a empresa investindo em mais oportunidades para outras mulheres!", comemora.

Joana Darc de Jesus Camilo Costa, que também é operadora de máquinas da CMAA, concorda com a sua colega de profissão. "É muito importante promover este tipo de oportunidades para a mulher do campo. Todas nós temos capacidade para aprender e desenvolver muito bem a nossa profissão. O curso irá incentivar outras profissionais a buscar oportunidades de trabalho", diz.

Já a tratorista Patrícia Daniela Gomes de Brito, que trabalha na CMAA há quase 5 meses, destaca que as mulheres do setor agrícola merecem mais oportunidades de trabalho. "Já atuei como operadora de colhedora durante 4 anos e, como sei que ainda existem poucas oportunidades para mulheres nesse mercado, este curso é um projeto que pode mudar essa realidade", avalia.

 

Fonte: CMAA – 17/08

Veja também