Notícias

Crise política derruba preços de commodities no exterior

19 de Maio de 2017

Notícias

A nova crise política que se iniciou no Brasil na quarta-feira (17) travou os negócios no mercado interno de grãos e provocou "um derretimento" dos preços nas principais Bolsas externas de commodities.

Uma das consequências da crise é a alta do dólar. A valorização da moeda norte-americana torna os preços dos produtos brasileiros mais baratos e mais competitivos para os importadores.

Já os exportadores brasileiros, que devem acelerar o ritmo das vendas externas, recebem mais reais pela mesma quantidade de mercadoria exportada.

É um jogo de ganha e ganha. Mas nem tudo é alegria. Se esse cenário de alta do dólar permanecer por um período longo, os preços das commodities vão ser repassados para o atacado, chegar ao varejo e interromper o processo de queda da inflação.

Seria um cenário completamente diferente do atual, uma vez que os baixos preços dos produtos agrícolas, somados à perda de poder de compra dos consumidores devido à recessão, estão reduzindo a inflação para patamares há muito tempo não vistos.

Peso externo

A crise brasileira tem poder de alteração dos preços nas principais Bolsa do mundo devido à importância do país no mercado externo de commodities.

Uma maior competitividade da soja do Brasil no exterior —o país é o maior exportador mundial— fará com que o produto dos Estados Unidos caia de preço.

As quedas já começaram. O recuo foi de 3,2% em Chicago ontem (18).

O mesmo ocorreu com café, açúcar e suco de laranja, produtos que também caíram de preço em Nova York. O Brasil é líder mundial em produção e exportação desses itens.

A crise política atual também trouxe efeitos imediatos para o mercado interno agrícola, travando os negócios nesta quinta-feira.

Lucilio Alves, professor da Esalq e pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), diz que, em seus 14 anos de acompanhamento do mercado agrícola, nunca viu uma situação como esta.

Para o pesquisador, o mercado ainda está avaliando o desdobramento da crise. Na próxima semana, no entanto, poderá acelerar o ritmo de comercialização.

As negociações de commodities estão atrasadas no país, devido à queda de preços nas últimas semanas, e o produtor vai aproveitar esse momento para retomar as vendas, segundo ele.

Custos

Mas, se a crise pode dar ganhos aos produtores na venda de seus produtos, deverá elevar os gastos para a próxima safra.

Daniele Siqueira, da AgRural, diz que muitos produtores apostavam em uma queda ainda maior do dólar com a aprovação da reforma da Previdência. Com isso, postergaram a compra de insumos.

A nova escalada do dólar vai obrigar esses produtores a aumentar os desembolsos para a compra de adubo e de agroquímicos para a safra 2017/18, que se inicia no segundo semestre.

(Fonte: Folha de São Paulo – 19/05/17)

Veja também