Notícias

Consumo de combustíveis perde fôlego e cai em março

15 de Maio de 2018

Notícias

Depois de começar em alta nos dois primeiros meses do ano, o consumo de combustíveis caiu 1% em março, na comparação com igual mês de 2017, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O mercado brasileiro, contudo, fechou o primeiro trimestre com um crescimento de 1,1%, frente a igual período do ano passado.

As vendas de diesel caíram 0,53% em março, mas no primeiro trimestre houve uma alta de 1,8%, frente a igual período do ano passado. Historicamente atrelado ao desempenho do PIB, o derivado mantém a trajetória de recuperação iniciada em 2017, quando as vendas do combustível voltaram a crescer depois de dois anos em retração.

Impactado pela maior competitividade do etanol, o consumo de gasolina comum registrou uma retração de 8,18% no mês retrasado. Com uma queda acumulada de 9,5% no primeiro trimestre, o produto vem, em 2018, revertendo o viés de alta dos últimos dois anos. No ano passado, o mercado de gasolina tinha subido 2,63%.

Já as vendas de etanol hidratado subiram 35,9% em março e, nos três primeiros meses do ano, acumularam uma alta de 44,4%. o desempenho positivo é reflexo dos preços mais competitivos do biocombustível, frente à gasolina.

O impulso do hidratado, contudo, não foi suficiente para compensar o declínio da comercialização de gasolina. Os dados da ANP sugerem que o consumo no mercado do ciclo Otto (veículos leves que consomem etanol e/ou gasolina), tradicionalmente atrelado ao comportamento da renda das famílias, vem perdendo fôlego este ano. Quando somada a venda de gasolina e etanol, em litros de gasolina equivalente, houve uma queda de 1,6% nesse mercado, no primeiro trimestre.

O segmento de gás liquefeito de petróleo (GLP), por sua vez, recuou 2,3% em março e 1,1% no primeiro trimestre, seguindo o movimento de queda iniciado em 2017. Já as vendas de óleo combustível registraram uma retração 24,9% no mês e de 14,85 no trimestre.

No setor de aviação, houve uma alta de 2,85% nas vendas de querosene (QAV) em março e de 5,4% nos três primeiros meses do ano. A gasolina de aviação, por sua vez, recuou 5,4% no mês retrasado e 3,3% no trimestre. Já o consumo de querosene iluminante caiu 40,8% em março e 19,2% no primeiro trimestre.

Fonte: Valor Econômico - 15/05/2018

Veja também