Notícias

Consumo de combustíveis cresce em abril, diz ANP

12 de Junho de 2018

Notícias

O consumo de combustíveis no Brasil cresceu 5% em abril, na comparação com igual mês do ano passado, para cerca de 11,1 bilhões de litros. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o mercado brasileiro acumulou uma alta de 2% no primeiro quadrimestre, ante igual período de 2018.

As vendas de diesel subiram 11,3%, em abril, e 4,2% nos quatro primeiros meses do ano. A expectativa, contudo, é que o mercado registre uma queda em maio, devido aos impactos da greve dos caminhoneiros sobre o abastecimento nacional.

Gasolina

A comercialização de gasolina, por sua vez, caiu 7,6% em abril e, 9,1%, no quadrimestre. O recuo se deve, sobretudo, à perda de competitividade para o etanol hidratado, cujo consumo subiu 30,5% no mês retrasado.

No ano, as vendas do biocombustível acumulam uma alta de 40,8%. Esse crescimento, no entanto, não tem sido suficiente para impedir o recuo do mercado do Ciclo Otto (veículos que rodam a gasolina e/ou etanol). Segundo dados da ANP, a queda acumulada do ciclo Otto, no quadrimestre, é de 1,6%.

Gás

Já o consumo nacional de gás liquefeito de petróleo (GLP) subiu 5,71% em abril. Nos quatro primeiros meses de 2018, houve uma alta de 0,6%.

Os dados da ANP mostram, ainda, uma queda de 30% nas vendas de óleo combustível em abril e de 18,5% no primeiro quadrimestre.

No mercado de aviação, a comercialização de querosene (QAV) subiu 10% em abril e 6,5% nos quatro primeiros meses.

Fonte: Valor Econômico – 11/06/2018

Veja também