Notícias

Combustível do futuro: com a alta das commodities, o etanol pode ser um investimento promissor

17 de Junho de 2021

Notícias

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, por isso ocupa uma posição de destaque na produção mundial de etanol, atingindo uma uma média de 400 mil litros por dia.

O cenário parece estar se aquecendo para o etanol. O combustível recebe análises promissoras, especialmente com a iminente retomada econômica no Brasil e no mundo.

Pela primeira vez desde o início de 2020, a indústria de etanol dos Estados Unidos está operando em níveis próximos aos normais, à medida que restrições relacionadas à pandemia de Covid-19 são flexibilizadas e os norte-americanos ganham as estradas para a temporada de viagens do verão local.

Em março deste ano, a China também fez uma encomenda massiva do combustível, aumentando drasticamente a quantidade importada e superando o total importado em 2020 como um todo.

Esta compra pode ser um reflexo de um tratado assinado em janeiro de 2020, em que o país asiático se comprometeu a comprar mais produtos de agro, energia e manufaturados norte-americanos. Firmado no governo Biden, o tratado visa estreitar relações que, com Trump, andavam turbulentas.

Aqui no Brasil, o setor de açúcar e etanol está passando por um momento único em sua história, devido a uma combinação de câmbio desvalorizado e preços elevados. 

Todos esses fatores trazem números promissores para o combustível. O índice futuro do etanol, do dia 4 de janeiro a 15 de junho de 2021, já apresenta uma valorização de 65%. De junho do ano passado até agora, essa valorização já é de 105%.

Isso porque o setor pode capturar um momento ímpar no mercado de commodities, especialmente com a alta que elas estão vivenciando.

Estamos vivendo um superciclo das commodities no mundo todo. No mercado internacional, em especial nos países que formam o G20, o agro bateu volume recorde de comercialização no primeiro trimestre de 2021.

Aqui no Brasil, nem se fala. Ano passado, o agronegócio correspondeu a quase 30% do PIB. Além disso, o país é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, por isso ocupa uma posição de destaque na produção mundial de etanol, atingindo uma uma média de 400 mil litros por dia.

É o segundo maior produtor de etanol do mundo, depois dos Estados Unidos.

Visando aproveitar essa possibilidade única de lucros, a Vitreo, fintech do grupo BTG, está lançando o primeiro fundo multimercado voltado ao agronegócio no Brasil, por meio de uma série de vídeos chamados AGRO CASH. 

A série irá ao ar entre os dias 23 e 30 de junho e a inscrição é 100% gratuita. Os profissionais da Vitreo acreditam que o momento é ideal para buscar lucros extraordinários com essa alta das commodities, que vem crescendo a cada dia com a vacinação contra a Covid-19 e a retomada econômica que consequência disso. 

Detalhes mais específicos sobre o fundo, seu aporte mínimo e como você pode investir serão todos revelados nos vídeos, basta fazer sua inscrição gratuita. O Brasil do agro está semeando e colhendo dinheiro neste exato momento: e você pode também, sem sair da sua casa.

 

Fonte: Money Times – 17/06

 

Veja também