Notícias

Combustíveis voltam a subir nos postos e avançam mais de 1% na semana, aponta ANP

08 de Junho de 2020

Notícias

Os preços médios dos combustíveis nos postos do Brasil avançaram pela segunda semana consecutiva, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira, que apontam altas de mais de 1% frente à semana anterior.

O movimento nas bombas vem após consecutivos aumentos de preços pela Petrobras nas refinarias no mês passado e em meio a um salto nas cotações internacionais do petróleo.

Os contratos futuros do petróleo Brent, referência internacional, fecharam a semana com ganhos de 19,2%, enquanto o petróleo nos EUA (WTI) avançou 10,7%.

A Petrobras, que domina o mercado de refino e afirma levar em conta em sua precificação fatores como o petróleo e o câmbio, anunciou uma elevação de 7% do diesel e uma alta de 5% na gasolina a partir de 27 de maio. Foi o quarto aumento consecutivo para a gasolina no mês e o segundo do diesel.

Nos postos, o diesel foi comercializado nesta semana por em média 3,045 reais por litro, ou 1,2% acima do visto na semana anterior, segundo levantamento da ANP.

Ainda assim, as cotações do combustível mais utilizado do país estão agora em patamar 19,4% abaixo do verificado nas bombas na primeira semana de 2020.

A redução nas refinarias, no entanto, foi bem maior, e acumula cerca de 35% até o momento no ano, segundo a Petrobras.

A gasolina marcou o maior avanço semanal nas bombas, de 1,5%, e foi vendida por em média 3,895 reais por litro para o consumidor final, apontou a ANP.

O valor é 14,5% inferior à média do início de janeiro, enquanto nas refinarias o combustível registra queda acumulada de cerca de 31%.

No etanol, os preços nos postos subiram 1,46% na semana, para 2,579 reais por litro. A cotação está 18,75% abaixo dos patamares do começo do ano.

O repasse de reajustes nas refinarias até os consumidores finais não é imediato e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de biodiesel.

 

Fonte: Reuters – 05/06

Veja também