Notícias

Com Paraná, etanol tem vantagem sobre gasolina nos maiores estados produtores

15 de Maio de 2018

Notícias

Os valores médios do biocombustível voltaram a ser vantajosos sobre os da gasolina no Paraná na semana passada, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas. No Estado, o preço do biocombustível ficou em 68,88% do cobrado pela gasolina. O levantamento considera que o combustível de cana, por ter menor poder calorífico, tenha um preço limite de 70% do derivado de petróleo nos postos para ser considerado vantajoso.

Além do Paraná, em outros quatro Estados - Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo - o uso do etanol em veículos flex é mais vantajoso economicamente na média dos postos avaliados. Esses cinco Estados são os maiores produtores do combustível renovável do País. O início da safra 2018/2019 de cana-de-açúcar na região aumentou a oferta de etanol hidratado e derrubou os preços nas usinas e nas bombas.

Em Goiás, o hidratado é vendido em média por 61,38% do preço da gasolina, em Minas Gerais por 66,54%, em Mato Grosso a 66,71% e, em São Paulo, a paridade está em 64,81%. Na média brasileira, a paridade é de 65,82% entre os preços médios do etanol e da gasolina.

A gasolina é mais vantajosa no Rio Grande do Sul. Naquele estado, o preço do etanol atinge 92,55% do cobrado em média pela gasolina.

Fonte: Agência Estado – 14/05/2018

Veja também