29 de Maio de 2018
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A gasolina não só ficou fora do plano de desoneração do governo, como vai ficar ainda mais cara nos próximos dias, por falta de álcool anidro. A proporção oficial desse produto na mistura é de 27%, mas, desde a última sexta-feira, o governo federal está permitindo que as distribuidoras usem de18%a 27%. “Na gasolina, a incidência de impostos é maior. Se se reduz o anidro, aumenta a parte dela na mistura e o preço sobe”, explica o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas (Siamig), Mário Campos.
O presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis (Fecombustíveis), Paulo Miranda, alerta que o impacto será de pelo menos R$ 0,15 por litro. “As distribuidoras misturam o anidro na gasolina na hora de carregar o caminhão, mas não estão conseguindo buscar nas usinas, mesmo porque elas nem estão conseguindo produzir”, afirma. Ontem, alguns postos da região metropolitana começaram a receber combustível. Na Via Expressa, a gasolina, que na quinta-feira foi vendida por R$ 4,40, ontem estava custando R$ 4,88. “O aumento já é realidade”, justifica Miranda. “São 15 usinas paradas, pois elas também precisam de diesel para a moagem. Por dia, só Minas está deixando de produzir 10,5 milhões de litros de etanol e 10 mil toneladas de açúcar”, diz Campos.
A Siamig pede que a Secretaria de Estado de Fazenda e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) flexibilizem as regras da distribuição do etanol. “O ideal seria que, pelo menos durante essa crise toda, a distribuidora pudesse coordenar a logística e contratar outros transportadores para buscar o etanol na usina. Hoje, pela lei atual, se ela busca o etanol em uma região produtora como João Pinheiro, tem que levá-lo até Betim. Só depois esse etanol volta para os postos da cidade. Hoje, as usinas estão cheias de álcool, mas nem as regiões produtoras conseguem ser abastecidas, o que seria possível com essa flexibilização”, afirma Campos.
Fonte: O Tempo – 29/05/2018
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