Notícias

Colheita da cana avança nas regiões produtoras

04 de Abril de 2017

Notícias

A presença de um bloqueio atmosférico no Sul do Brasil mantém o tempo firme e sem previsões para chuvas em grande parte das regiões Sul e Sudeste, incluindo boa parte da região Sul. Com isso, são mantidas as condições favoráveis à realização da colheita da cana-de-açúcar que avança em todas as regiões produtoras do Centro-sul, assim como a colheita do arroz, milho e soja no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e demais localidades do Sudeste.

A ausência de chuva generalizada há mais de sete dias sobre essas localidades do país já começa, porém,  a trazer muita preocupação aos produtores de milho safrinha, uma vez que os solos já se encontram com baixos níveis de umidade.

A boa notícia é que nesta semana a chuva retorna às regiões produtoras de milho safrinha do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Já no Sudeste as chuvas só deverão chegar mais no final da semana, entre a sexta e o sábado. Com isso, a semana será marcada pelo tempo firme e redução dos níveis de umidade do solo , desfavorecendo o desenvolvimento das lavouras, principalmente de 2ª safra, como milho e feijão.´

 Os modelos de previsão indicam que a primeira quinzena de abril deverá ser marcada por chuvas apenas na forma de pancadas irregulares sobre as regiões produtoras de milho de SP, MG, PR e do MS, o que poderá gerar algumas perdas pontuais de produtividade. As temperaturas seguirão com grande amplitude em toda a região Centro-Sul, com madrugadas mais amenas e dias quentes.

No Centro-Oeste e em grande parte do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia Pará e Rondônia a semana será marcada pelas chuvas irregulares. Os modelos não sinalizam que ao longo desta semana possam vir a ocorrer chuvas que abrangem toda uma grande região. Com isso, uma ou outra propriedade poderá receber volumes baixos ou até mesmo nada de chuva.

Não há indícios de que essa irregularidade no regime de chuvas possa trazer prejuízos aos produtores, mas como a partir da semana que vem às chuvas ficarão ainda mais irregulares, uma ou outra perda no potencial produtivo poderá ser relatada em lavouras de milho e algodão, uma vez que ainda há lavouras em fase de desenvolvimento e que irão necessitar de chuvas até o dia 20/04.

 (Fonte: Climatempo – 03/04)

Veja também