Notícias

CNA apresenta documento com proposta para avanços no agro aos presidenciáveis

30 de Agosto de 2018

Notícias

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou aos candidatos à Presidência da República, nesta quarta (29), um documento com propostas que promovem o avanço da agropecuária nacional. O documento "O Futuro é Agro - 2018 a 2030" foi entregue hoje (29) durante encontro com cinco candidatos, realizado em Brasília (DF).

Em comunicado, a CNA informou que o texto possui 140 e sugere ao novo governante do Brasil uma agenda moderna, sustentável, de livre mercado (sem tabelamento de preços) e que, se concretizada, levará o país a ampliar em 33% a produção agrícola até 2030.

O documento aponta gargalos e soluções possíveis em questões vitais para a agropecuária. Na logística, por exemplo, o setor elenca como essenciais 34 obras em rodovias, ferrovias, rios e portos (lista de obras em anexo) para a otimização do escoamento dos produtos agrícolas nos próximos 10 anos.

Dentre outras prioridades, os representantes do setor sugerem ainda aos potenciais governantes: melhorias no arcabouço jurídico e a criação de um ambiente regulatório mais transparente (reforma trabalhista rural, regularização fundiária, etc.) como forma de garantir mais segurança jurídica no campo; priorização do seguro rural; e apoio a políticas públicas voltadas para o crescimento sustentável.

Além da CNA, o documento foi elaborado pelo Conselho Agro, grupo que representa 15 entidades do setor, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), além da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Fonte: Datagro - 29/08/18

Veja também