Notícias

Cemig fará leilão para compra de energia eólica e solar

17 de Abril de 2018

Notícias

Para tentar compensar um pouco sua perda de capacidade em geração, a estatal de energia elétrica de Minas Gerais, a Cemig, vai realizar no próximo mês um leilão para adquirir energia eólica e solar. O objetivo é revender essa energia somente no mercado livre. Será o primeiro leilão desse tipo da Cemig.

“Esse leilão não vai substituir a perda das concessões que tivemos no ano passado de quatro grandes usinas hidrelétricas”, disse, ao Valor, Marcos Aurélio Alvarenga Pimentel Júnior, superintendente de Compra e Venda de Energia no Atacado da estatal. “Mas vai preencher parte de uma lacuna da Cemig”, completou.

Em setembro de 2017, as usinas de Jaguara, São Simão, Miranda e Volta Grande foram leiloadas e suas concessões passaram das mãos da companhia mineira para grupos da China, França e Itália. A Cemig vinha tentando na Justiça manter o controle sobre as hidrelétricas, alegando que tinha direito à renovação dos contratos. Sem elas, a estatal perdeu 30% do que era então sua capacidade de geração. A Cemig tem, hoje, capacidade de 5,5 MW.

O leilão está marcado para 16 de maio e poderão participar as empresas que foram habilitadas no leilão A-4 também de energia eólica e solar realizado pelo governo federal no início do mês.

A Cemig diz que estarão aptas a participar companhias com projetos solares ou eólicos nas região Sul, Sudeste e Nordeste.

“Vimos que os preços estão competitivos e a possibilidade de comprar e vender esse tipo de energia no mercado livre”, diz Pimentel – que, apesar do sobrenome, não é parente do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT).

A Cemig não revela quanto de energia pretende adquirir no leilão. Os contratos a serem fechados terão duração de 20 anos.

Fonte: Valor Econômico - 16/04/2018

Veja também