Notícias

CEMA analisa estrutura dos governos federal e estadual

23 de Janeiro de 2019

Notícias

Na primeira reunião do ano do Conselho de Meio Ambiente da FIEMG – CEMA, realizada no dia 22/01, na FIEMG, os participantes analisaram e discutiram a estrutura de Meio Ambiente dos governos federal e estadual, bem como as novas diretrizes em relação às mudanças climáticas. “Para quem atua na área existe uma grande expectativa quanto a essas ações”, explica Mário Ferreira Campos Filho, presidente do Conselho.

No governo estadual, Mário vê de forma positiva a manutenção da equipe que atuou nos dois últimos anos. “Foi um pedido do próprio setor industrial em função do bom trabalho desempenhado, e esperamos que tenha continuidade, com o objetivo de simplificar e desburocratizar para que os investimentos possam fluir”, afirma.

Em relação ao governo federal, Fausto Varela Cançado, presidente do Sindicato da Indústria do Ferro do Estado de Minas Gerais – SINDICER , acredita na nova estrutura, que tem propostas de atuar não só nas questões macro, mas também focado na parte operacional, em problemas que se não forem combatidos, podem parar a produção de uma empresa. “O ministro Ricardo Salles está se posicionando bem, saindo da ideologia e passando para a parte técnica e prática. Acho que estão no caminho”, diz Fausto.

Pensamento semelhante tem José Balbino Maia de Figueiredo, presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Beneficiamento de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais no Estado de Minas Gerais – Sinrochas.  “O setor industrial foi o mais prejudicado. Precisamos apoiar o governo para que tudo o que está sendo mudado gere desenvolvimento e renda”, acredita.

O meio ambiente é uma das prioridades da gestão do Sistema FIEMG, na defesa dos interesses da indústria, na desburocratização e simplificação de processos, como licenciamento ambiental e outros.

Para promover o debate entre os diversos setores da sociedade, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e a modernização da legislação ambiental, a FIEMG vai realizar, nos dias 21 e 22 de fevereiro, o seminário Meio Ambiente e Desenvolvimento Empresarial – Barreiras e Oportunidades, com a presença de empresários, políticos e autoridades do setor.

 “Nós temos a responsabilidade com o meio ambiente sustentável. Precisamos sempre discutir novas propostas, e não tratar algumas ações como entrave ao desenvolvimento”, finaliza Mário.

FIEMG – 22/01/2019

Veja também