Notícias

Carros autônomos devem piorar o trânsito, indica estudo feito nos EUA

10 de Maio de 2019

Notícias

Sabemos que os carros autônomos prometem tornar as estradas e as vias mais seguras e nos dar tempo extra para relaxar, fora benefícios como economia de energia e redução da poluição.

Só que um recente estudo divulgado nos Estados Unidos sugere que as vantagens dos futuros carros sem motorista podem não ser tão grandes quanto se imaginou.

Vamos querer ficar mais nos carros

De acordo com pesquisadores da Universidade de Michigan, os veículos autônomos serão tão convenientes e eficientes que poderemos começar a passar mais tempo em nossos carros.

As pessoas poderão trabalhar, dormir, navegar na internet, conversar, assistir a filmes e até dormir a bordo dos veículos. Toda essa comodidade abrirá espaço para que façamos viagens mais longas e mais frequentes.

Tecnologia

Expectativa. As montadoras acreditam que os primeiros carros 100% autônomos começarão a ganhar as ruas a partir de 2025 na Europa.

Em desenvolvimento. A escala de automação veicular vai de 0 a 5. Hoje, mesmo os carros mais sofisticados (como o Audi A8, por exemplo) estão no nível 3 de automação e precisam evoluir muito ainda para dispensarem o motorista ao volante.

Segundo a pesquisa, se a tecnologia autônoma for tornar as viagens de carro mais baratas, mais divertidas e mais convenientes, vamos querer gastar mais tempo nas estradas ou nas avenidas. E, consequentemente, engarrafamentos podem se tornar mais frequentes.

 “A principal mensagem do estudo é que o deslocamento induzido por carros autônomos representa um grande desafio para as metas de redução de uso de energia e de um trânsito menos caótico”, afirma Samuel Stolper, coautor da pesquisa.

Tempo poupado

Stolper e seus colegas analisaram dados sobre o comportamento de viagens e as teorias econômicas existentes, em particular o “efeito rebote” – a ideia de que quando as pessoas economizam dinheiro em viagens, elas viajam mais, compensando, assim, quaisquer benefícios.

É claro que carros autônomos não economizam combustível apenas. Seus estilos eficientes de planejamento de rotas e direção prometem poupar tempo às pessoas também.

Economia energética em xeque

Esse é o primeiro estudo do mundo a analisar o custo tanto do combustível quanto do tempo perdido nos veículos. Segundo os pesquisadores, uma economia de tempo de 38% ou mais poderia ser suficiente para encorajar as pessoas a viajarem mais em seus carros autônomos, eliminando, assim, a economia de energia.

“Assim, metas de eficiência energética muito maiores serão necessárias para carros autônomos”, conclui Ming Xu, que também elaborou a pesquisa.

Depois de checar os números, os pesquisadores preveem que as pessoas gastarão entre 2% e 47% mais tempo em seus carros – e quanto mais rico você for, mais propenso a ter um carro-robô.

No estudo da Universidade de Michigan, os pesquisadores observam as melhorias em “segurança, eficiência energética e utilização de tempo” que os carros autônomos trarão, mas alertam para um efeito colateral importante: o aumento no consumo de energia em geral e também da poluição nas grandes cidades.

O Tempo – 10/05/19

Veja também