Notícias

Carro Toyota Prius chama atenção no UNICA Fórum 2018

18 de Junho de 2018

Notícias

Além da participação de Marina Silva, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Aldo Rebelo, João Amoêdo, Henrique Meirelles e Paulo Rabello, pré-candidatos à presidência da República, o primeiro protótipo de veículo híbrido-flex do mundo, em desenvolvimento no Brasil pela Toyota, o Prius, é mais uma atração para os participantes do UNICA Fórum 2018, que está acontecendo hoje (18/06), em São Paulo. O presidente da SIAMIG, Mário Campos, está presente, assim como a Gerente de Comunicação, Mônica Santos, que aproveitou para conversar com o Consultor de Emissões e Tecnologia da Unica, Alfred Szwarc, sobre a nova tecnologia:

SIAMIG - Você poderia nos falar um pouco sobre esse veículo apresentado no evento?

Alfred - É um protótipo de um veículo híbrido-flex e que já fez uma viagem Brasília/São Paulo de teste. A grande novidade é que a Toyota já anunciou que pretende fabricar esse veículo, mas ainda não temos uma data certa para o lançamento. Essa tecnologia une o flex com o híbrido, o que traz uma solução muito mais eficaz e econômica para o consumidor e também uma solução que ambientalmente é muito melhor que as já existentes hoje no país em termos de benefícios ambientais.

SIAMIG - você concorda que o futuro da indústria automobilística é o carro elétrico?

Alfred - Eu concordo, mas não para um futuro imediato. Existem ainda vários desafios com relação a tecnologia do carro elétrico, a autonomia desses veículos e também com relação a infraestrutura. Para que esses veículos possam ser utilizados em grande escala, haveria a necessidade de uma infraestrutura de carregamento de energia elétrica altamente desenvolvida e isso ainda não existe. Isso requer investimentos e o carro elétrico hoje é um veículo caro. Dos mais baratos hoje que estão no mercado, o Nissan Leaf, por exemplo, é um carro que custa perto de 35 mil dólares. Então não vejo como essa tecnologia possa de imediato se tornar popular. Existem informações circulando que a partir de 2030,  provavelmente teremos a fabricação de veículos elétricos na região do Mercosul, mas acredito que isso acontecerá numa escala pequena, para se testar o mercado. O veículo elétrico, apesar de já parecer uma opção imediata, ainda enfrenta vários desafios.

SIAMIG -No Brasil, não seria o carro elétrico flex o nosso futuro?

Alfred - No Brasil sim, nós temos essa opção do veículo híbrido que é um primeiro passo para o carro elétrico e que me parece uma opção tecnológica mais adequada para o país. E no futuro, poderemos ter o carro elétrico movido a célula de combustível a etanol, que se mostrou bastante interessante e promissora.

SIAMIG - O que você acha da vinda dos carros elétricos estrangeiros para o Brasil?

Alfred - Como é um tendência internacional, o carro elétrico deve chegar no Brasil e nós precisamos valorizar nossas potencialidades da biomassa e não ficar copiando modelos de outros países e utilizar tecnologias que virão prontas e que não teremos o que agregar. O veículo elétrico vai disputar o mercado com os convencionais por muitos anos e acho que a engenharia brasileira vai se adequar as necessidades futuras, mas nesse momento nós estaríamos apenas importando carros prontos. Então temos que ter muito cuidado em não perder o que conquistamos e ao mesmo tempo não dar as costas as nossas potencialidades. 

Você consegue ver um candidato a Presidência da República que já esteja olhasse para questão?

Alfred - Não vejo, acho que essa é uma questão ainda “micro” nesse discurso dos candidatos que tem sido “macro”, então acho que nenhum deles até o momento deixou claro a sua visão sobre a política de eletrificação dos automóveis.

Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG – 18/06/2018

Veja também