Notícias

Carro elétrico será o veículo oficial do Ministro Fernando Coelho Filho

06 de Junho de 2017

Notícias

A Itaipu repassou ao ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, um veículo e dois eletropostos elétricos nesta segunda-feira (05). Este é o primeiro veículo elétrico a ser usado como carro oficial por um representante do Poder Executivo em Brasília. A entrega ocorreu na sede do MME, com a participação do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira, e do diretor-geral da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna.

O veículo, um Renault-Fluence, de cor preta, será usado como carro oficial pelo ministro em seus deslocamentos na capital federal. Os dois eletropostos instalados no MME serão usados para a recarga do veículo oficial com garantia de autonomia por cerca de 150 quilômetros, podendo ser carregado em apenas com duas horas com um carregador de 32 ampère ou em seis horas com um carregador de 16 ampère.

“Essa inauguração reforça o esforço deste Ministério para chegar a meta que assumimos internacionalmente. No Dia Mundial do Meio Ambiente, damos mais um passo na direção do desenvolvimento sustentável que o Brasil precisa”, disse, ontem, o ministro lembrando do acordo assinado no final de 2015, em que o país se comprometeu a expandir o uso doméstico de energia gerada por fontes renováveis, além da energia hídrica, para ao menos 23% da matriz elétrica e a participação de bioenergia para 18% na matriz energética, até 2030.

Com essa entrega, são três os veículos elétricos cedidos pela Itaipu Binacional a circular em Brasília. Nos últimos dois meses, outros dois carros foram entregues pelo diretor-geral de Itaipu para uso de executivos da holding do setor elétrico, um Zoe e um Fluence, ambos da Renault.

De acordo com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, o VE busca dar protagonismo à empresa na área de mobilidade elétrica. "Uma contribuição ambiental para a sociedade, que ajuda a incentivar e a divulgar a tecnologia do VE". Além de não poluir o ambiente, um detalhe vai chamar a atenção do ministro: o silêncio. O motor elétrico não produz ruído.

Com o carro oficial recebido hoje em comodato pelo ministro Fernando Coelho Filho, a Itaipu mantém, atualmente, doze veículos elétricos cedidos para uso de executivos em serviço. Os demais estão na Eletrobras, Copel, Exército, ONU Mulher, Universidade Federal de Santa Catarina e governo do Paraguai. Na frota própria, a empresa mantém 100 veículos elétricos, de carros de passeio até avião.

(Fonte: MME – 05/06/17)

Veja também