Notícias

Cargill e Royal DSM estabelecem joint venture para levar ao mercado adoçantes com valor calórico reduzido

23 de Janeiro de 2019

Notícias

Atender à crescente demanda por produtos não-artificiais, com poucas calorias e sabor agradável é um dos grandes desafios atuais para produtores de alimentos e bebidas. Hoje, a Cargill e a Royal DSM, uma empresa global baseada na ciência em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, anunciaram uma nova joint venture, a Avansya, para ajudar a indústria a atender ao desejo de seus consumidores.

Juntas, as empresas produzirão, por meio do processo de fermentação, moléculas de sabor doce como os glicosídeos de esteviol Reb M e Reb D, dando aos fabricantes de alimentos e bebidas uma solução de maior escala e menor custo do que se as mesmas moléculas fossem extraídas da folha de stevia.

O novo empreendimento une as tecnologias de ambas as empresas para a produção de produtos glicosídicos de esteviol feitos por fermentação e comercializará seus produtos sob uma única marca, a EverSweet.

A joint venture será uma parceria de 50% entre as duas empresas. O estabelecimento da joint venture está sujeito a aprovações regulatórias e outras condições habituais, mas as companhias esperam que ele seja finalizado no primeiro trimestre de 2019.

De acordo com comunicado à imprensa, a parceria “alavanca os pontos fortes e altamente complementares” das duas empresas para trazer ao mercado glicosídeos de esteviol Reb M e Reb D derivados de fermentação. A DSM traz seu conhecimento em biotecnologia, fornecendo expertise em pesquisa e desenvolvimento, incluindo técnicas de fermentação e produção de enzimas, além de possuir relacionamento com clientes em segmentos específicos de mercado.

Já a Cargill traz sua experiência em aplicação e sua presença comercial global no mercado de adoçantes e sua capacidade de fermentação em larga escala, com acesso a fornecedores de matéria-prima localizados próximos a sua fábrica em Blair, Nebraska (EUA).

A joint venture fará uso de uma nova instalação de fermentação que está sendo construída em Blair, que deverá estar concluída e operando em meados de 2019.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar esta joint-venture com a Cargill”, diz o presidente da DSM Food Specialties, Patrick Niels. “Uma das transformações mais significativas nos mercados globais de alimentos e bebidas é a iniciativa de reduzir o açúcar na dieta das pessoas. Esta parceria nos permitirá trazer soluções de redução de açúcar produzidas de forma sustentável, com base em glicosídeos de esteviol, de forma mais rápida, eficaz e em larga escala para gerar impacto global”.

Por sua vez, o vice-presidente de segmento de alimentos da Cargill na América do Norte, Chris Simons, ressaltou que a demanda por soluções de redução de açúcar é “urgente, global e cresce rapidamente”. “Enquanto os consumidores buscam alimentos e bebidas que ajudam a atender suas necessidades ou objetivos alimentares, seja para uma dieta diabética ou simplesmente para reduzir a ingestão de calorias e açúcar, os donos de marcas sabem que o sabor não pode ser comprometido”, completa.

Dinheiro Rural – 23/01/2019

Veja também