Notícias

Canaviais já vivem a transformação digital

13 de Novembro de 2019

Notícias

Para atender os critérios do RenovaBio – programa governamental que vai estimular a produção e o consumo dos biocombustíveis – os produtores precisam adotar boas práticas de produção como o plantio direto, rotação de cultura e, também, inovações tecnológicas. Com mais recursos e inovações, o incremento na produtividade pode atingir até 20%, dependendo da região e do cultivo, avaliam entidades dos setores de agronegócio, tecnologia e financiamento rural.

Muitas dessas práticas e inovações não são mais desconhecidas, pois já está em curso uma verdadeira transformação nos canaviais, que será intensifica com os recursos que virão com o RenovaBio. A presença de tecnologias digitais, como telemetria, drones, nanos satélites, entre tantas outras inovações, agiliza as atividades, promove maior produtividade por mais cortes, possibilita o uso racional dos insumos, redução de custos e melhoria das margens de lucro.  

A Inteligência Artificial já está a serviço do setor canavieiro, com projetos ligados às operações agrícolas, gestão agrícola, controle de fatores de produção, análises refinadas para expor virtudes e vulnerabilidades. Novos Aplicativos, Softwares e Soluções que possibilitam ter as grandes lavouras totalmente na mão e seus serviços serem muito mais expressivos.

Um exemplo dessas soluções é o AgrOn Cultivation, desenvolvido pela Hexagon Agriculture. “Com produtos modulares, o AgrOn Cultivation foi criado especificamente para que produtores tenham uma visão detalhada e precisa de cada estágio do cultivo. O resultado é a maximização do controle operacional e, consequentemente, economia e redução de custos nas operações de preparo e plantio”, explica Bernardo de Castro, presidente da Hexagon Agriculture. O portfólio inclui soluções de Planejamento & Otimização, Monitoramento & Gestão de Operações e Automação de Máquinas. 

Castro salienta que um dos produtos que se destaca é o SWS. O software faz o gerenciamento das atividades de agricultura de precisão e das informações obtidas pelos displays instalados nas máquinas e implementos. A apresentação dos dados é disponibilizada na forma de relatórios com mapas temáticos, gráficos e tabelas exportáveis disponíveis online. A partir do SWS é possível, por exemplo, analisar a variação da dosagem e comparar com a recomendada na aplicação de calcário, utilizando taxa fixa/variável, ou saber se a operação de subsolagem manteve a medida correta. “Agronomicamente, são pontos muito importantes para os próximos ciclos da matéria-prima”, explica.

Com mais de 25 mil equipamentos em operação em 35 países, a divisão de Agricultura da Hexagon está envolvida atualmente nos processos de planejamento de 46% da produção global de cana-de-açúcar. A empresa desenvolve tecnologias que convertem dados em informações que permitem planejamento e execução eficiente, controles precisos da máquina e fluxos de trabalho que otimizam as operações agrícolas.

Fonte: CanaOnline – 13/11/19

Veja também