Bunge Açúcar & Bioenergia lança campanha de prevenção e combate a incêndios

O clima seco das estações de outono e inverno aumentam o risco de incidência e propagação de incêndios acidentais nas matas e lavouras. Para combater a ocorrência de queimadas nas regiões em que atua, a Bunge Açúcar & Bioenergia inicia neste mês a campanha “Prevenir é o Melhor Caminho”. É um projeto de conscientização direcionada a toda a comunidade e seus colaboradores que vai ocorrer no interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins. 

 A campanha traz esclarecimentos sobre as medidas preventivas adotadas pela empresa e orientações de como cada pessoa pode contribuir. Entre os materiais estão inclusos um vídeo educativo, a distribuição de material impresso às escolas próximas às Usinas da Bunge Açúcar & Bioenergia, ativação pelas redes sociais e anúncios veiculados nas rádios locais.

 Ao adotar a mecanização da colheita em 100% dos canaviais, a Bunge Açúcar & Bioenergia contribui para o meio ambiente, para a saúde e para a segurança da comunidade e dos funcionários das Usinas. “Além de benefícios como a redução das emissões e melhora na qualidade do ar, a colheita de cana-de-açúcar livre da queima traz maior aproveitamento da cana do ponto de vista energético, melhor qualidade da matéria-prima para a Indústria e reduz os custos de produção”, afirma Gustavo Negreiros, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Companhia.

A Bunge também tem investido constantemente em melhores práticas e medidas de controle, gestão e prevenção para que os riscos de incêndios sejam controlados. Entre as principais iniciativas estão o monitoramento e a classificação das áreas de plantio em uma escala de riscos de acordo com a proximidade das fontes de água, das rodovias e das áreas verdes. A partir desse mapeamento, a empresa consegue distribuir as ações com prioridade para áreas mais vulneráveis.

As ferramentas de monitoramento via satélite permitem detectar sinais de calor e informar às equipes de Brigada com precisão, a posição geográfica do foco de incêndio, a direção e velocidade dos ventos e a umidade relativa do ar. Também são estabelecidos pontos de observação em locais altos e com ampla visibilidade para identificar as primeiras evidências de incêndios e iniciar o combate mais rapidamente.

“Outras medidas de combate são a implementação de aceiros, que são faixas sem vegetação ou resíduos que possam alimentar o fogo, localizados entre as lavouras e áreas de preservação ou áreas de operação; a manutenção preventiva constante das máquinas agrícolas para evitar vazamentos de óleo ou emissões de faíscas; e a disponibilidade de caminhões-pipa para todas as frentes de colheita”, detalha Negreiros.

Além de mostrar à comunidade as práticas que a Bunge Açúcar & Bioenergia aplica em seu dia a dia para a prevenção de incêndios, a campanha também tem o objetivo de conscientizar a população de que a responsabilidade por um ambiente seguro e saudável é de todos, com ações simples e cotidianas. Os materiais trazem dicas como:

Fonte: Assessoria de Comunicação Bunge – 24/6/19

 

Relacionadas