Notícias

Brasil e Argentina formalizam acordo para o setor automotivo

07 de Outubro de 2019

Notícias

O governo federal formalizou nesta quinta-feira o novo acordo comercial com a Argentina para o setor automotivo, informou o Ministério das Relações Exteriores. O 43° Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica Nº 14 (ACE-14) foi assinado na sede da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), em Montevidéu.

O comércio de produtos automotivos corresponde à metade do intercâmbio de bens entre os dois países. Em 2018, as exportações brasileiras à Argentina chegaram a US$ 7,5 bilhões. O novo tratado prevê o livre comércio a partir de 1º de julho de 2029.

Segundo nota do Itamaraty, até que se atinja o livre comércio em definitivo, o pacto prevê aumentos graduais — com efeitos imediatos — dos volumes intercambiados sem a cobrança de tarifas.

“O instrumento traz segurança jurídica e previsibilidade de investimentos para importante parcela da indústria nacional. Deverá, também, facilitar a adequação do setor automotivo à união aduaneira do Mercosul”, diz a nota.

“Atualmente o Brasil já conta com instrumentos bilaterais com a Argentina e o Uruguai, negocia com o Paraguai e trabalha com vistas a um entendimento entre os quatro países no âmbito do bloco”, complementa o Itamaraty.

Fonte:  Valor Econômico  - 04/10/19

Veja também