Notícias

Bolsonaro diz que respeito a produtores rurais pesou na escolha de Aras para a PGR

06 de Setembro de 2019

Notícias

Ao anunciar o subprocurador Augusto Aras como o novo procurador-geral da República durante um evento nesta quinta-feira no Ministério da Agricultura, o presidente Jair Bolsonarodisse que um dos aspectos que pesou foi o respeito dele aos produtores rurais.

“O que no meu entender é uma boa notícia, apesar de não ser publicado ainda já estou apanhando na mídia, é um bom sinal, sinal de que a indicação nossa é boa. Acabei de indicar o senhor Augusto Aras para chefiar o Ministério Público Federal. Uma das coisas conversadas com ele, e que já era sua prática também, é na questão ambiental: o respeito ao produtor rural e o casamento da preservação do meio ambiente com o produtor”.

Aras enfrenta resistência interna da categoria e será o primeiro chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR) desde 2003 a comandar a instituição sem ter integrado a lista tríplice, formada por uma votação interna dos procuradores. Aras entrou em campanha por fora da lista tríplice e criticava o instrumento, dizendo que ele representava interesses corporativistas da categoria.

A indicação será enviada ao Senado para que Aras seja sabatinado, e a instituição aprove sua nomeação. A sabatina ocorre na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), durante a qual os candidatos são questionados sobre suas posições jurídicas. O nome precisa ser aprovado tanto na CCJ como no plenário do Senado - até hoje nunca houve uma rejeição de nome indicado pelo presidente da República.

Fonte: O Globo – 5/9

Veja também