Notícias

Bolsonaro destaca papel do agro na retomada do crescimento econômico

02 de Janeiro de 2019

Notícias

O agronegócio começa 2019 com uma certeza: será um setor decisiva na política do governo Bolsonaro para a retomada do crescimento do país. Em seu discurso de posse, nesta terça-feira (1º), no Congresso Nacional, o presidente Jair Bolsonaro destacou a importância no agro em sua estratégia de reaquecimento da economia, ressaltando que a cadeia produtiva terá sintonia efetiva com o meio ambiente.

“Precisamos criar um ciclo virtuoso para a economia que traga a confiança necessária para permitir abrir nossos mercados para o comércio internacional, estimulando a competição, a produtividade e a eficácia, sem o viés ideológico. Nesse processo de recuperação do crescimento, o setor agropecuário seguirá desempenhando um papel decisivo, em perfeita harmonia com a preservação do meio ambiente.”

Bolsonaro também adiantou que pretende atender a reivindicação do agro e das demais cadeias produtivas por uma relação menos burocrática com o estado. “Da mesma forma, todo setor produtivo terá um aumento da eficiência, com menos regulamentação e burocracia. Esses desafios só serão resolvidos mediante um verdadeiro pacto nacional entre a sociedade e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, na busca de novos caminhos para um novo Brasil”, discursou o presidente.

A manifestação de Bolsonaro revigora a esperança do setor agropecuário, que busca, além da desburocratização do Estado, melhoria na infraestrutura – especialmente no que se refere ao escoamento da produção –, redução de impostos e ampliação da participação dos produtos agrícolas brasileiros no comércio internacional. Para tanto, é preciso superar obstáculos que prejudicam a atividade, como algumas exigências ambientais consideradas descabidas pelos produtores rurais.

Fonte: Portal AgroEmDia – 2/1/19

Veja também