Notícias

Biosev conta com tecnologia de ponta para acompanhar as operações em tempo real

02 de Março de 2020

Notícias

Por meio de um moderno sistema de telemetria, as unidades da Biosev – uma das líderes do setor sucroenergético, possui 8 unidades agroindustriais em operação nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais – conseguem, em tempo real, saber a exata localização de cada máquina agrícola, seja ela um trator, um transbordo, uma colhedora e, até mesmo, um rodotrem.

Para o diretor agrícola da companhia, essa tecnologia eleva o grau de rastreabilidade e confiabilidade das operações. “Como temos muito ativo biológico, em centenas de locais distintos, sendo colhido em turnos diferentes, é vital que tenhamos uma ferramenta que nos forneça dados precisos para que seja possível acompanhar a operação em tempo real, mesmo estando a quilômetros de distância”, explica Carlos Daniel Berro Filho, diretor Agrícola da Biosev.

A empresa conta com o Biosev FORMs uma plataforma digital que transforma o papel em tecnologia. Ela reduz o uso de formulários impressos, diminui erros e agiliza a transmissão das informações. Atualmente, o software já conta com 49 formulários disponíveis, onde as equipes podem criar apontamentos georreferenciados diretamente do campo e transmiti-los instantemente para as centrais de controle.

 “Antigamente, um determinado colaborador rodava os canaviais da usina o dia todo. Ao retornar para o escritório no final do expediente, apontava manualmente no mapa onde existia, por exemplo, uma infestação de pragas ou de plantas daninhas. O problema era a confiabilidade dessa informação, pois, devido ao tamanho das áreas, ficava difícil lembrar exatamente o local de cada adversidade”, relata Berro Filho.

De acordo com ele, com o Biosev FORMs, não há mais esse tipo de problema. “Hoje, quando o colaborador encontrar uma reboleira de planta daninha, basta tirar uma foto com o celular ou tablet. A imagem chegará no mesmo momento aos olhos dos gestores responsáveis. Dessa forma, a gestão do canavial melhora significativamente.”

 

Fonte CanaOnline – 02-03

Veja também