Notícias

Biocombustíveis estarão entre principais temas da visita do 1º ministro da Índia ao Brasil

16 de Julho de 2019

Notícias

Os biocombustíveis estarão entre os temas centrais da visita bilateral do Primeiro Ministro da Índia Narendra Modi ao Brasil programada para o próximo mês de novembro. Narendra Modi foi reeleito em eleições realizadas no último mês de maio. O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou o primeiro ministro indiano pela recondução para mais um mandato, destacando que o Brasil e a Índia deverão fortalecer, ainda mais, suas relações comerciais.

Desde 2016 vem sendo intensificado um trabalho de aproximação entre os países sobre esse tema, que envolveu o recebimento de missões técnicas da Índia no Brasil, a realização de reuniões na Índia com integrantes do governo e do setor privado, e uma participação da Índia na Plataforma para o Biofuturo, iniciativa de 20 países para promover a bioeconomia sustentável de baixo carbono.

Isso tudo contribuiu para elevar o interesse do governo indiano pelo potencial dos biocombustíveis, resultando numa nova política, lançada em 2018, que busca reduzir a dependência de importações, promover o desenvolvimento rural e combater a mudança do clima. Com essa política, o governo indiano espera cumprir seu objetivo de chegar a 20% de mistura do etanol à gasolina. Um efeito positivo adicional poderia ser a recuperação global dos preços de açúcar, ao dar nova destinação para o excedente de produção indiano, que hoje vem sendo exportado de forma subsidiada.

Por sugestão da própria comitiva indiana que ajusta a visita do Ministro Narendra ao Brasil junto ao Ministério das Relações Exteriores, durante a visita do Primeiro Ministro deverá ser assinado um memorando de entendimento entre os dois países, voltado para a área dos biocombustíveis.

Segundo o Chefe da Divisão de Promoção de Energia do Itamaraty, Renato Domith Godinho, "a Índia tem gigantesco potencial de mercado e de produção de biocombustíveis, principalmente etanol, devido à sua enorme produção de cana. Se o programa de etanol e biogás deslanchar por lá, abrem-se inúmeras oportunidades e vantagens para os dois países, a começar pela disseminação da produção, passo para um mercado global de biocombustíveis. A Índia pode vir a ser um mercado externo importante de biocombustíveis para o Brasil, que poderia suprir deficiências sazonais de produção doméstica na Índia, e ajudá-la a cumprir sua política de mandato de mistura. Além das oportunidades que poderiam se abrir para consultoria, tecnologia, bens e serviços brasileiros relacionados à produção de cana, etanol e biogás".

Fonte: Agência UDOP - 15/7

Veja também