Notícias

Biocoaização une esforços em prol dos biocombustíveis

04 de Junho de 2020

Notícias

 

Com a participação de várias autoridades como deputados, lideranças do setor sucroenergético e do biodiesel, representantes governamentais, foi lançada hoje (4), a Biocoalizão, pela Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético e a Frente Parlamentar do Biodiesel, numa videoconferência promovida pela Ubrabio, em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente.

De acordo com o deputado federal Arnaldo Jardim, moderador do evento e presidente da Frente de Apoio ao Setor Sucroenergético, a Biocoalizão significa uma somatória de esforços para o surgimento de uma ação integrada em prol dos biocombustíveis no país, como o etanol, o biodiesel, o biogás, o bioquerosene.

O deputado Enrico Misasi ressaltou que a Biocoalizão é um ato histórico com um grande potencial de contribuição para o desenvolvimento do país e ainda mais importante pois no pós-covid haverá uma mudança de estrutura de vida e na economia, além de como os países se relacionarão e alguns princípios já estão sendo gestados. Segundo ele, sem dúvida, se dará ênfase à sustentabilidade, à questão da saúde e qualidade de vida e isso aponta para o maior uso dos biocombustíveis, o que coloca o Brasil na liderança dessa tecnologia no mundo. Ele disse que leu uma frase muito interessante que serve bem para o setor de biocombustíveis no país “a vocação está onde as qualidades naturais se cruzam com as necessidades do mundo”.

O presidente do Forum do Setor Sucroenergético, André Rocha, disse que o setor de  biocombustíveis irá contribuir mais uma vez com  o projeto de recuperação e retomada da economia pós-covid, porque gera muitos empregos, tem importância na retomada da economia e compromissos do Acordo de Paris, as metas a serem cumpridas pelo RenovaBio. O vice-presidente do Forum, Renato Cunha, também, destacou que o Brasil está alinhado com os países europeus, que lançou um plano em março para zerar as emissões dos gases do efeito estufa. Há necessidade, também, no país de desmistificar a paridade de 70% do etanol em relação à gasolina, para que o consumidor possa ter uma opção mais consistente de abastecer com etanol.

O presidente da UDOP, Antônio Salibe disse que o mundo vai sair com um sentimento mais nacionalista e é preciso aproveitar esse momento para valorizar os produtos nacionais, com isso foi lançada a campanha #abasteçacometanol, a fim de mostrar a comunidade a importância dos biocombustíveis não somente pelo seu preço, mas pelo seu valor social e ambiental.

Márcio Felix, ex-secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME (Ministério de Minas e Energia), e Aurélio Amaral, ex-diretor da ANP receberam homenagens da Ubrabio pelo trabalho realizado em prol do setor.

Assista a íntegra da live AQUI

 

Fonte: Gerência Comunicação SIAMIG – 4/6

Veja também