Notícias

Bevap mostra resultados do S-PAA

02 de Janeiro de 2017

Notícias

No 9ª Congresso Nacional de Bioenergia, promovido pela UDOP, em Araçatuba, o  gerente industrial da Bevap (localizada em João Pinheiro),  Fernando Calsoni, apresentou detalhes e resultados da implementação da ferramenta  S-PAA, o que possibilitou bater  recorde histórico na produção de açúcar cristal na safra 16/17, produzindo 30.240 sacas de 50quilos em um único dia.

Graças ao envolvimento de toda a equipe no projeto, da concepção à operação, a empresa obteve incremento de 0,36% na extração do caldo, de 3.452 MWh na exportação de energia, além da redução de 13.254,55 toneladas no consumo de vapor.  A implementação do S-PAA contou, inclusive, com um grupo no Whatsapp para interação da equipe.

“O software de gestão industrial avançada é uma excelente ferramenta e rapidamente apresentou ganhos em todo o processo, que somam mais de R$ 2,8 milhões em uma safra de 4.315 horas, confirmando o retorno  do projeto em 28 dias apenas com os ganhos já apurados, que não incluem ainda os resultados na recuperação de fábrica e rendimento fermentativo”, afirmou Calsoni. Obtiveram também ganhos  na estabilidade de processo e melhor aproveitamento da matéria-prima.

No projeto da Bevap, os primeiros “Laços Fechados de Controle” implementados foram:

• Controle de embebição do difusor com base na fibra e na extração.

• Estabilização do caldo para o processo, aproveitando potencial dos captadores do difusor.

• Carregamento de dornas garantindo o ART constante e repetido

• Controle da pressão do vapor de escape para o processo visando otimização na cogeração de energia e calor.

(Fonte : Udop – 02/01)

Veja também