Notícias

Associados da CanaCampo já alcançam médias de produtividades acima dos três dígitos

31 de Agosto de 2018

Notícias

Meta é que nos próximos anos 100% dos associados consigam médias acima das 100 toneladas de cana por hectare

A Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo), de Minas Gerais, foi criada em 2001, conta com 56 associados, detentores de mais de 57 mil hectares de canaviais e que são responsáveis por abastecer 100% da cana moída pela Usina Coruripe Unidade Campo Florido.

A objetivo da é produzir mais e melhor, garantindo renda para os seus associados e mais cana na esteira da usina. Para isso, a CanaCampo desenvolve um trabalho com foco nas áreas de gestão e tecnologia. “Primeiro, é importante que o associado conheça sua propriedade, administrando-a como uma empresa, caso contrário, estará fadado a fechar as portas. Para tanto, contamos com um time de consultores especializados que os ajudarão nesse objetivo”, afirma o coordenador agrícola da CanaCampo, Rodrigo Piau.

No quesito tecnologia, a associação realiza continuamente workshops, palestras e dias de campo a fim de apresentar novas técnicas de cultivo aos produtores. “Um dos focos é a questão varietal. Não adianta usar toda a tecnologia do mundo se não utilizarmos mudas sadias e sistemas que tirem o máximo de proveito delas, como a Meiosi e a Cantosi”, ressalta.

Técnicas de Agricultura de Precisão e manejo com maturadores e fungicidas também estão entre os tópicos abordados pela equipe agrícola da CanaCampo. Para Piau, somadas, essas ferramentas têm contribuído para ganhos de produtividade na região abrangida pela associação. “Hoje, muitos associados já alcançaram os três dígitos. Nosso foco para os próximos anos é fazer com que 100% da nossa carteira também consiga médias acima das 100 toneladas de cana por hectare.”

Na safra 2017/18, a média de produtividade dos associados da CanaCampo fechou em 93 toneladas de cana por hectare (TCH) e com 139kg de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR).

Fonte: CanaOnline – 31/08/2018

Veja também