Notícias

Associadas da SIAMIG são destaque na “Melhores e Maiores” da EXAME

28 de Agosto de 2019

Notícias

As Associadas Vale do Tijuco (5º), Uberaba (6º), Bionergética Aroeira (7º) e Usina Santo Ângelo (10º) se destacaram entre as 10 empresas do setor de Açúcar e Etanol na 46ª edição do evento Melhores e Maiores, realizado anualmente pela EXAME, desde 1974.

As usinas destacadas foram analisadas no quesito vendas líquidas, lucro líquido ajustado, patrimônio, margem de vendas e riqueza criada por empregado. O anúncio das empresas destacadas foi realizado na Sala São Paulo, no dia 26 de agosto.

A edição especial da revista Exame, que chegará às bancas amanhã (29) trará o ranking das mil maiores empresas do Brasil, dos 200 maiores grupos empresariais, das 400 maiores empresas do agronegócio, além de indicadores do desempenho das 500 maiores e uma análise dos principais setores produtivos.

A seleção é feita com a avaliação de dados de mais de 3 mil empresas, além dos maiores grupos privados do país. O conjunto compreende todas as demonstrações contábeis publicadas nos diários oficiais dos estados até maio de 2019, também, abrange as companhias limitadas que enviaram seus dados para análise da equipe e responderam questionários.

São consideradas, ainda, empresas de porte significativo e bem conhecidas no mercado que preferem não divulgar seus números. Nesse caso, os analistas de Melhores & Maiores estimaram seu faturamento. Os dados foram analisados pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo (Fipecafi/USP).

Para definir o ranking das 500 maiores empresas e mais uma lista complementar com outras 500, o critério de classificação utilizado é o de receita líquida de vendas (faturamento líquido), um indicador da contribuição da empresa para a sociedade em termos de produtos e serviços oferecidos no ano anterior.

A publicação também elegeu as melhores empresas do ano em 20 setores de indústria, comércio e serviços (atacado, indústria automobilística, bens de capital, bens de consumo, eletroeletrônico, energia, farmacêutica, indústria da construção, indústria digital, infraestrutura, mineração, papel e celulose, química e petroquímica, saúde, serviços, siderurgia e metalurgia, telecomunicações, têxteis, transporte, varejo) e  agronegócio.

O critério para avaliar o sucesso é basicamente uma comparação dos resultados obtidos em termos de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade do empregado. A metodologia consiste em atribuir pontos pelo desempenho relativo em cada indicador.  

Fonte: Portal Exame – 26/08

Veja também