Notícias

Anúncio oficial do RenovaBio pode ser questão de dias

15 de Setembro de 2017

Notícias

O lançamento oficial do RenovaBio e o anúncio da antecipação do B10 para março que vem pode ser uma “questão de dias”. Essa foi, segundo o Senador Cidinho Santos, a leitura predominante do resultado de mais uma reunião entre parlamentares e representantes do setor de biocombustíveis com o presidente Michel Temer.

O encontro foi realizado ontem (13) no Palácio do Planalto atendendo a uma solicitação que havia sido feita na semana passada pelo senador mato-grossense e pelos deputados federais Evandro Gussi e Alexandre Baldy.

O encontro contou também com a participação do superintendente executivo da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokasrki. “Outras entidades do setor (como a Abiove e Aprobio) foram convidadas, mas, como a reunião foi confirmada só na última hora, não puderam enviar representantes”, lamentou Cidinho.

A ideia dos parlamentares era cobrar o Planalto sobre a demora no lançamento de um programa que foi introduzido com a promessa de elevar a indústria brasileira de biocombustíveis a um novo patamar.

Numa reunião anterior, no começo de julho, o presidente Temer havia se comprometido a dar uma resposta sobre o RenovaBio no prazo máximo de um mês. Promessa que, até agora, não se concretizou.

Maduro

O Planalto justificou o atraso dizendo que ainda precisava aparar arestas sobre os impactos que o RenovaBio teria sobre a arrecadação de tributos e os preços dos combustíveis. “Mas parece que, agora, estamos mesmo na reta final e ele [o presidente Michel Temer] acredita que ‘nos próximos dias’ teremos um desfecho tanto para o B10 quanto para o RenovaBio”, relata o senador Cidinho.

A expectativa é que o lançamento deva acontecer logo depois do retorno de Michel Temer a viagem que fará aos Estados Unidos na semana que vem para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas. Possivelmente na semana entre os dias 25 e 29 de setembro.

Mais comedido, o deputado Evandro Gussi saiu com uma impressão positiva da reunião, mas ressalta que o Planalto não assumiu nenhum compromisso formal em relação ao RenovaBio, nem em relação ao B10.

De qualquer forma, Gussi informa que o consenso sobre a iniciativa dentro da equipe do governo federal vem aumentando e que “mais de 90% das divergências já estariam devidamente sanadas. “O RenovaBio nunca esteva tão maduro”, finaliza.

(Fonte: BioDiesel Br – 14/09/17)

Veja também