Notícias

ANP: Preocupação das distribuidoras com fim de subsídios ao diesel é ‘alarmismo'

01 de Outubro de 2018

Notícias

O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Décio Oddone, classificou como “alarmista” a preocupação manifestada pelas distribuidoras com as incertezas que pairam sobre o fim do programa de subvenção ao diesel.

Nesta semana, o presidente da Associação Nacional das Distribuidores de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural), Leonardo Gadotti. disse que o futuro do programa de subvenção ao diesel é uma “questão seríssima” que precisa ser debatida urgentemente pelo governo.

Segundo ele, é preciso começar a discutir desde já as medidas necessárias para a eliminação dos subsídios, válidos até 31 de dezembro. Executivos da BR e Raízen fizeram coro.

“Acho que isso é alarmista. Três meses antes do fim do programa já se está fazendo previsão de que os preços vão subir”, disse, em referência à preocupação de que uma eventual nova alta dos preços após o fim do programa leve a uma nova greve dos caminhoneiros.

Segundo Oddone, contudo, é importante que se discuta como eliminar os subsídios. “Temos que procurar sair da subvenção pelas vias do mercado. Recomendamos deixar regras do mercado funcionarem. [Os subsídios] Não deveriam nem ter começado”, afirmou.

Oddone sugeriu como solução para amenizar os impactos da alta dos preços no mercado doméstico o uso de royalties e participações especiais para criação de uma espécie de “colchão” que atenue as oscilações.

Valor Econômico - 28/09/18

Veja também