Notícias

ANP eleva preços para subsídio ao diesel em parte do país; Petrobras segue

17 de Dezembro de 2018

Notícias

Os preços de comercialização de óleo diesel no país instituídos dentro do programa de subsídio ao combustível vão subir cerca de 1,8 por cento no período de 16 a 31 de dezembro, ante a primeira parte do mês, nos Estados do Sul, sudeste e Centro-Oeste, publicou nesta sexta-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Periodicamente, o programa instituído pelo governo após os protestos dos caminhoneiros tem novos preços de comercialização nos quais se baseiam os subsídios. Os critérios para a definição dos valores levam em conta o câmbio e a cotação do petróleo, entre outros fatores.

A variação no preço de comercialização influencia a cotação definida pela Petrobras, uma vez que a empresa e outras participantes do programa precisam seguir as referências da ANP para receber os subsídios.

Com a mudança, a Petrobras elevou o preço de venda do seu diesel na refinaria em 0,728 por cento, para uma média de 1,8115 reais por litro.

A alta do diesel da Petrobras, que reflete uma média de todas as regiões do país, ocorreu apesar de uma redução definida pela a ANP na referência para o Norte e Nordeste.

Para os Estados do Nordeste, incluindo Tocantins, o preço de comercialização no programa de subsídio foi reduzido em 1,13 por cento. Para os do Norte, excluindo Tocantins, a valor caiu 2,42 por cento.

No Sudeste, a cotação será elevada 1,84 por cento, para 1,8524 por litro.

No Sul, o aumento será de 1,80 por cento, para 1,8355 reais por litro, enquanto no Centro-Oeste a alta será de 1,76 por cento, para 1,9341 reais.

O programa de subsídios ao diesel está previsto para acabar ao final deste ano.

Reuters - 17/12/2018

Veja também