Notícias

Agronegócio promove palestras nas comunidades rurais de Uberaba

01 de Dezembro de 2016

Notícias

A Prefeitura de Uberaba informa que a Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) está desenvolvendo ações para levar informação às comunidades rurais de Uberaba. Segundo a PMU, palestras em escolas e setores das comunidades estão sendo promovidas de acordo com a necessidade e a demanda dos moradores de cada lugar. O projeto tem contado com o apoio da Fundação de Esporte e da Secretaria de Desenvolvimento Social.

 

Coordenadora do projeto, Maria José de Souza, falou sobre os objetivos. “A proposta é levar informações e discussões de temas variados aos moradores da zona rural, os quais fazem parte da sua realidade e que podem representar uma grande oportunidade de inclusão social”, explicou a coordenadora, acrescentado que conta com o apoio da nutricionista, Juliana Viana e da assessora de Gabinete, Rosângela Crosara, na realização das ações.

 

De acordo com a coordenadora, durante a palestra sobre aposentadoria rural, na Associação dos Moradores da Comunidade de São Basílio, cerca de dezesseis produtores participaram da reunião. “A palestra foi ministrada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por meio do assessor jurídico, Giovani Santos de Castro, que depois deu orientação a cada produtor”, completou.

 

Já o secretário de Agronegócio, José Geraldo Celani, explicou que a secretaria atuou como mediadora em um primeiro contato entre as partes. “Depois da reunião, ficou acordado que o sindicato continuará fazendo visitas à comunidade, acompanhando aqueles moradores que precisam preparar documentação para aposentadoria”, argumenta.

 

Celani comenta que a palestra sobre drogas, na Capelinha do Barreiro, foi realizada na Escola Municipal Dr. Marcus Cherém, com os alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries. “Foram abordados assuntos como o mal que o uso de drogas causa em usuários, física e psicologicamente e, ainda, alertou aos alunos quanto a truques que são usados para enganar a pessoa e levá-la a experimentar drogas. A palestra foi conduzida pelo servidor da Fundação do Esporte, Júlio César, que ainda levou um ex-usuário de drogas para relatar aos alunos sua trajetória”, explanou.

 

De acordo com o secretário de Agronegócio, novas palestras voltarão a acontecer em todas as comunidades, bem como serão acompanhadas pela psicóloga Florence Pena, do Cras Morumbi, que atende a região. “Além dos temas já trabalhados, vamos buscar levar novos assuntos às comunidades de acordo com a demanda dos moradores. É muito importante a nossa mediação, já que estamos em contato constante com esses moradores e podemos facilitar o diálogo entre as comunidades e as demais secretarias da prefeitura que podem levar informação até os moradores da zona rural”, concluiu.

 

(Fonte: Jornal de Uberaba – 01/12)

Veja também