Notícias

Agronegócio cresce 4% impulsionado pelo resultado das lavouras

03 de Março de 2017

Notícias

O agronegócio brasileiro registrou alta de 4,4% no resultado parcial de 2016 (de janeiro a novembro). Os dados preliminares são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea,  feitos em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Segundo pesquisadores, o impulso do setor continuou , especialmente, dos bons resultados das atividades agrícolas, que apresentou alta de 5,6% de janeiro a novembro de 2016. Dentro da agricultura, o crescimento maior foi observado no segmento primário "dentro da porteira", com alta de 10,32% na parcial de 2016.

 Os dados das entidades destacam que esse cenário foi favorecido pelas elevações reais de preços, acima dos 50% na comparação com 2015, principalmente da mandioca, milho e feijão.

Para o segmento pecuário, as informações indicam um crescimento mais tímido. Nos primeiros 11 meses de 2016, o setor avançou apenas 1,8%. Ainda dentro deste segmento, no mesmo período, a indústria de insumos cresceu 3,98%, enquanto que as atividades primárias tiveram avanço de 2,08%.

De acordo com o Cepea, "a conjuntura macroeconômica brasileira de 2016 confirmou-se desfavorável e 2017 segue no campo da incerteza, ainda que projeções deem sinais de recuperação". Além disso, o Cepea também destaca a crise político-institucional brasileira, a elevação sistemática da taxa de desemprego e a queda de renda da população como fatores que impedem previsões mais otimistas para o setor.

(Fonte: Datagro - 03/03)

Veja também