Notícias

Agricultura lança publicação sobre uso da cana-de-açúcar

14 de Maio de 2018

Notícias

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, lançou uma publicação sobre cana de açúcar e etanol durante a Agrishow deste ano. A obra intitulada “A cana além do açúcar e do etanol” aborda a produção de mudas pré-brotadas, cachaça, açúcar, rapadura e cana forrageira, para alimentação animal.

O objetivo do Instituto é, por meio da publicação, orientar pequenos e médios canavicultores para diversificar a produção e agregar renda à propriedade. “É uma publicação para falar diretamente com o produtor. Muitas vezes estamos dando treinamento e os produtores nos solicitam essas informações escritas, de forma acessível”, disse Mauro Alexandre Xavier, pesquisador do IAC.

Uma das preocupações da Secretaria da Agricultura é com os pequenos produtores. Segundo Orlando Melo de Castro, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), “mais de 80% das propriedades do Estado de São Paulo têm 55 hectares. Muitas vezes, esse produtor encontra dificuldade de se manter na atividade, então, buscamos alternativas para que ele agregue renda”.

Castro também enalteceu o título da obra. “Sempre associamos a cana à produção de açúcar e etanol, mas ela é também a cana da cachaça, a cana do açúcar mascavo, a cana do melado e a cana para alimentação animal”, explicou.

O diretor-geral do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell, também comemorou o lançamento da publicação. Para ele, a obra cumpre a missão do IAC, de fazer pesquisa que atinja o produtor rural. “É um trabalho importante de transferência de tecnologia, que com certeza auxiliará os canavicultores paulistas e brasileiros”, afirmou.

A Agricultura também fornece cursos para produção de cachaça na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú, desde 2016. Por meio da inciativa, 120 produtores já foram treinados. Mas, de acordo com Marcos Guimarães de Andrade Landell, pesquisador e líder do Programa Cana IAC, a publicação não excluiu a participação dos produtores nos cursos.

“É uma ferramenta que ele pode consultar para desenvolver um bom trabalho. A cana é o produto mais importante do agro paulista e brasileiro, divulgar e compartilhar conhecimento em seus vários usos significa ajudar muitas pessoas”, concluiu.

Fonte:  Portal Governo de São Paulo - 11/05/2018

Veja também