Notícias

Agilidade do governo em redesenhar e retomar o Pré-Sal deve ser estendida ao Renovabio

09 de Novembro de 2017

Notícias

A Cide-combustíveis poderia ser um dos instrumentos de ação imediata para gerar um política tributária favorável ao etanol e biodiesel, que geram empregos e investimentos no interior do BR. O Pré-Sal é importante para gerar conhecimento e divisas ao País, mas os biocombustíveis têm vantagens comparativas que nenhum outro país possui, como a qualidade.

O diretor do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), Adriano Pires, aborda que em função de governo e políticas acabou afetando a produção do etanol e a Petrobras. Portanto, o governo atual está recuperando aos poucos esse mercado. No dia 27 de outubro, aconteceu o leilão do pré-sal. Adriano Pires, salienta também, que é preciso voltar a atenção para o etanol.

O Brasil é pioneiro na produção de etanol, porém ainda precisa de políticas mais estruturadas para que os investidores do setor sucroalcooleiro invistam e que possam atrair novos investidores.

As exportações de etanol ainda encontram resistência, por conta de tarifas razoáveis, como o mercado interno não tem políticas públicas que dá sinais ao longo prazo para o setor, se torna difícil convencer o mercado externo. O etanol produzido a partir da cana-de-açúcar é considerado um dos melhores combustíveis do mundo.

A partir da matéria prima da cana-de-açúcar é possível produzir uma infinidade de produtos, como o açúcar, etanol e o bagaço que é utilizado na geração de energia elétrica.

Confira o vídeo da matéria clicando AQUI.

(Fonte: Notícias Agrícolas – 07/11/17)

Veja também