Notícias

Açúcar em NY continua no rumo da queda, com dados do BR apenas dando trégua

13 de Novembro de 2018

Notícias

Os 21 pontos de alta do açúcar março (12.94 c/lp) na ICE Futures (Nova York) nesta segunda (12), ou 1,64% sobre o fechamento da sexta, não tiram do rumo a pressão baixista sobre a commoditie, como vinha já semana passada.

O resultado positivo do próximo contrato - repetido também moderadamente nos ativos de maio e julho -, não apresentou solidez que refletisse os dados de produção menores no Centro-Sul na segunda quinzena de outubro.

Conforme pensa Maurício Muruci, da Safras & Mercado, inclusive corroborando o que já havia dito ao Notícias Agrícolas em 6 de novembro (veja aqui), ainda há pressão demasiada sobre o açúcar pelo superávit da Índia.

Mesmo as informações sobre praga em estados indianos importantes - e que ajudaram a Nova York fixar a máxima em final de outubro a 14.24 c/lp -, ainda seriam insuficientes para derrubar cortar muito do excedente de pouco mais de 5 milhões de toneladas da safra 18/19 (iniciada há dois meses) e dos estoques de 10 milhões de toneladas. Mesmo que as entidades locais de produtores falem de 2,5 a 3 milhões de toneladas a menos, ainda tem muito tempo pela frente para o controle sanitário mitigar o estrago.

Tanto que o último relatório do USDA minimizou esse dano potencial e prevê safra de 35 milhões toneladas no país asiático. Alguns relatórios nacionais, como da Datagro, e internacionais com expectativa de déficit global de açúcar, virando totalmente o jogo jogado desde o ínicio do ano, foram ignorados até agora.

O relatório da Unica (associação de produtores) com 958 mil toneladas de açúcar produzidos nos últimos 15 dias do mês passado (menos 50% na comparação anual e queda de 26,7% no acumulado de 2018), o atraso na moagem pelas chuvas (pouco representativo porque o mercado já trabalha com menos açúcar e a safra está acabando) e o real mais fraco frente ao dólar (da mais competitividade ao açúcar lá fora) apenas seguram pouco mais a queda - momentaneamente.

Notícias Agrícolas - 12/11/18

Veja também