Notícias

Abertura da safra mineira - Ministra da Agricultura visita Uberaba e vai participar da solenidade de abertura da Expozebu

29 de Abril de 2019

Notícias

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, cumpriu agenda em Uberaba nesta sexta-feira (26). Ela também terá compromissos na cidade no sábado (27).

Na Fazenda Santa Vitória, Tereza participou da abertura da Safra Mineira de Açúcar e Etanol 2019/2020, organizada pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig). Estimativas mostram um crescimento da safra mineira de cana-de-açúcar de cerca de 3%. O resultado de 2018/2019 foi de 63 milhões de toneladas.

Na solenidade, a ministra elogiou os representantes do setor sucroenergético. “Setor forte é porque tem lideranças fortes”. Ela também destacou que o crescimento na safra mineira é importante para geração de empregos.

Tereza Cristina ainda revelou que vai mexer no zoneamento da cana-de-açúcar. "Nós precisamos ter cana em alguns lugares onde lá atrás venderam que nós não podíamos ter. [...] Nós vamos ter que rever em conjunto", ressaltou.

Em entrevista ao G1, a ministra disse que o novo Plano Safra será lançado no dia 12 de junho. "E não faltará recurso para a agricultura brasileira em nenhum dos programas já existentes”, acrescentou.

Tereza Cristina disse que o Ministério está trabalhando para aperfeiçoar o Programa Nacional dos Biocombustíveis (RenovaBio). O programa do Ministério de Minas e Energia tem o objetivo de reconhecer o papel estratégico dos biocombustíveis e impulsionar a produção de diferentes fontes de energia no Brasil.

A ministra ressaltou que torce pelo setor sucroalcooleiro e que vai manter contato com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para contribuir para o andamento do RenovaBio.

“Lá no Ministério da Agricultura temos trabalhado incessantemente para ajudar o RenovaBio. Nós já vamos iniciar uma conversa com o ministro Bento para que o RenovaBio possa de fato trazer os benefícios para os quais ele foi construído, concebido e aprovado pelo Congresso Nacional num tempo recorde”, disse Tereza Cristina.

Presença de outros políticos

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes; a secretária de Estado de Agricultura, Ana Maria Valentini; e os senadores Rodrigo Pacheco e Carlos Viana também estiveram na solenidade, juntamente com alguns prefeitos da região, vereadores, deputados e outras autoridades.

Durante a solenidade, o prefeito de Uberaba Paulo Piau destacou pontos como infraestrutura, citando as rodovias que carecem de atenção, já que são essenciais para os escoamentos de produção agrícola. Outro ponto lembrado pelo prefeito foi a força da vontade política, pois em sua visão este é um ponto-chave que vai além dos recursos financeiros para destravar avanços para o estado.

“Uberaba é efetivamente a capital brasileira do agronegócio. [...] O setor sucroalcooleiro mineiro, especialmente de Uberaba e do Triângulo Mineiro, mostra um crescimento espetacular e gera uma importante quantidade de empregos, movimentando a economia", afirmou.

Outros compromissos

Ainda na tarde desta sexta-feira, a ministra visitou a Central da Alta Genetics, às margens da BR-050.

No sábado, ela estará na solenidade de abertura da 85ª Expozebu.

No mesmo dia, por volta das 16h, Tereza Cristina vai participar da "Mesa-Redonda para discutir o cenário da Agricultura e as perspectivas do Agronegócio", no auditório da sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), no Parque Fernando Costa.

Veja mais acessando o link: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2019/04/26/ministra-da-agricultura-visita-uberaba-e-vai-participar-da-solenidade-de-abertura-da-expozebu.ghtml

Fonte: G1 – TV Integração Uberaba – 26/4

Veja também