Notícias

Abertura da safra mineira - Em lançamento da safra de cana, ministra diz preferir ser deputada

29 de Abril de 2019

Notícias

Presente em Uberaba cumprindo agenda de lançamento da safra mineira de cana-de-açúcar, ontem, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em cerca de quinze minutos de pronunciamento, afirmou que prefere ser deputada a ministra. Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias chamou Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte, de desinformado, disse que entidades vão a Brasília sem ter o que pedir e afirmou que seu maior legado à frente do ministério será “atrapalhar pouco". Algumas pessoas presentes lamentaram a fala, apontando que o discurso poderia ser mais propositivo. 

A primeira afirmação contestável veio nos primeiros segundos de fala. “A todos vocês eu digo é melhor ser deputada federal que ministra”, começou lamentando e brincando com o fato do estabelecimento de metas. “Lá a gente tem cobrança de metas. É melhor discursar na Câmara dos Deputados", encerra a frase.

Em seguida, enalteceu o setor pecuário brasileiro pela grande quantidade de proteína animal produzida para o mundo. Porém, na sequência disparou que muitas entidades vão ao ministério sem planejamento. “As pessoas vão até Brasília e não sabem o que pedir, são poucos os setores organizados como o de vocês”, afirmando que o setor sucroenergético sabe o que pedir.

Terceiro ponto polêmico foi quando a ministra rebateu o discurso do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que afirmara pouco antes desconhecer o setor agropecuário. “Quero dizer para o senhor que se não conhece o agronegócio, pode conhecer mais, pois os produtores ganham dinheiro aqui e gastam lá na capital”, contrapõe. 

Na reta final do discurso, Tereza Cristina zombou o questionamento de um jornalista feito dias atrás sobre seu legado à frente do Mapa. “Eu tenho a pretensão de deixar alguns programas interessantes. Mas eu quero dizer a vocês que se atrapalhar pouco, se deixar vocês produzirem, arrumar crédito compatível com que o setor precisa e destravar leis, eu já fico satisfeita com minha passagem pelo ministério”, finaliza.

Fonte: Jornal da Manhã – 27/4

Veja também