Notícias

2019, o ano dos recordes do setor sucroenergético de MG

20 de Dezembro de 2019

Notícias

Este ano, o setor sucroenergético de Minas Gerais fecha o ano com vários recordes. Nesta safra 2019/20, o setor bate um recorde de moagem de 67 milhões de toneladas - contabilizando a produção que poderá ocorrer em março de 2020, ainda dentro do ano safra, poderá chegar aos 68 milhões de toneladas. Além da produção recorde de etanol de mais de 3,5 bilhões de litros.

Outro recorde batido foi o consumo de etanol no estado, com uma economia de R$ 1 bilhão para o consumidor mineiro que usou o combustível limpo e renovável nos últimos 19 meses.  

O setor consolidou sua parceria com o governo do estado na manutenção do crédito presumido, com a assinatura de um aditivo que estendeu o prazo do benefício até 2032 e que resultará, também, na construção e manutenção da infraestrutura viária nas regiões produtoras. Bem como parceria na modernização fazendária e em projetos estruturantes do estado de Minas Gerais.

Entra em operação este ano, também, no dia 24 de dezembro, o RenovaBio que é a Política Nacional de Biocombustíveis (vide artigo neste boletim da jornalista Marta Vieira, do Jornal Estado de Minas), que visa aumentar a produção e consumo dos combustíveis verdes no país como o etanol, biodiesel, biogás/biometano e bioquerosene.

Minas Gerais, como terceiro maior produtor de etanol e com a segunda maior frota de veículos do país, deverá ser um dos principais impulsionadores do RenovaBio. Até o final de dezembro, das 31 empresas produtoras de etanol do estado, 24 já haviam solicitado à ANP a certificação junto ao RenovaBio.

 

Com essas boas notícias, despedimos deste ano e desejamos a todos os leitores e familiares um FELIZ NATAL e um ANO NOVO com energias renovadas e RENOVÁVEIS, e muitas REALIZAÇÕES!!!

 

Informamos que a SIAMIG entra em recesso a partir do dia 23/12 (segunda-feira) com retorno normal no dia 02 de janeiro de 2020 (quinta-feira). Com isso, haverá uma paralisação da publicação do BOLETIM ONLINE neste período com retorno normal no dia 02/01.

 

Veja também