Adecoagro desenvolve iniciativas para ampliar número de mulheres e igualdade de gênero

A Adecoagro – Usina Monte Alegre é uma das associadas à SIAMIG (com uma unidade na cidade de Monte Belo/MG), que aderiu aos Princípios do Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU, e vem realizando uma série de atividades como forma de trabalhar a equidade de gênero na empresa e na comunidade. Os princípios visam o aumento do número de mulheres nos vários segmentos e a igualdade de gênero nas empresas.

A empresa considera importante fazer uma reflexão sobre os problemas em relação à equidade de gênero que ainda existem no Brasil e no mundo e desenvolver iniciativas para transformar as reflexões em ações.

Uma das atividades que vêm sendo desenvolvidas com esse objetivo é na área de Educação dentro do Projeto Territórios do Saber, envolvendo a capacitação professores da rede municipal de ensino nas cidades de Areado e Monte Belo (MG), para capacitar sobre a importância da igualdade e equidade de gênero na sala de aula.  

Será feito também, um grupo focal com mulheres, para compreender a percepção de gênero dentro da empresa e traçar planos estratégicos com as demandas levantadas, para que possa trazer elementos para contribui na revitalização do pilar gênero no Multi - Programa de Inclusão Adecoagro.

A empresa se utiliza também dos meios de comunicação internos, ou seja, comunicados, display de mesa, post do Adecoapp (rede social interna) e lideranças para disseminar as mensagens de diversidade e inclusão. Atualmente, conta com 14% de colaboradoras no estado do Mato Grosso do Sul e 7% no estado de Minas Gerais. A Adecoagro tem a consciência de que é preciso percorrer ainda um longo caminho, com o desenvolvimento de ações afirmativas para ampliação da quantidade de mulheres na empresa.

Essa consciência mais afirmativa em relação à igualdade de gênero pode ser vista na mensagem da empresa em relação ao Dia Internacional da Mulher (8/3): “não oferecemos bombons ou flores, no Dia Internacional das Mulheres, oferecemos respeito, um salário sem diferenças entre homens e mulheres e as mesmas oportunidades de crescimento na carreira, todos os dias acolhemos e respeitamos as diferenças. Temos o orgulho de ter mulheres em diversos setores e níveis hierárquicos e queremos ter cada vez mais diversidade em nossas operações. O nosso muito obrigado a todas mulheres por terem escolhido a Adecoagro para trabalhar!”

A empresa conta também com um “Programa de Atendimento ao Colaborador(a)”, onde é feito o acolhimento das demandas e são dadas orientações em relação aos diversos problemas, por exemplo, de superação da violência doméstica e problemas de saúde.

Campanha Março Lilás

Já o Programa de Qualidade de Vida da Adecoagro, sincroniza ações de diversidade e de prevenção. No mês da mulher, está sendo executada a Campanha Março Lilás, possibilitando às mulheres, que não fizeram o exame preventivo nos últimos 12 meses, fazer o Papanicolau sem custo algum. Os exames que estiverem alterados serão encaminhados em caráter de prioridade para atendimento médico especializado.

Todas as ações estão sincronizadas com os compromissos globais, ou seja, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Princípios de Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e o grupo não admite discriminação em função de gênero ou outras diferenças e situação contrárias a esse posicionamento devem ser reportados ao Canal de Relatos que funciona 24 horas, 7 dias por semana.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Adecoagro – 17/03

 

 

 

 

Relacionadas