Femec 2024 vai discutir a temática dos biocombustíveis pela primeira vez; entenda

Com o tema “Biocombustíveis. A nova energia vem do campo”, acontecerá de 1 a 5 de abril, no parque de exposições Camaru, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a Femec 2024. A tradicional feira, realizada há 11 anos, pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, vai discutir, pela primeira vez, a temática da transição da matriz energética como forma de frear as emissões globais de carbono.

O presidente do Sindicato, Thiago Silveira, lembra que os biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel são alternativas viáveis aos combustíveis fósseis, capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

“Vamos debater amplamente esse tema durante a feira com o objetivo de nortear as decisões dos produtores rurais, daqui pra frente”. Há uma tendência mundial para o uso de biocombustíveis como o etanol, o biosiesel, o biogás e também o combustível para aeronaves, SAF, produzido a partir de matérias-primas de fontes renováveis”, disse o presidente. Silveira acredita que o Brasil tenha grande potencial para se tornar um Centro de Abastecimento de Aeronaves com este combustível verde.“

Acreditamos que a demanda mundial de grãos, como soja e milho, tende a aumentar em razão da maior produção de biodiesel e etanol. Nos EUA, por exemplo, há uma tendência para aumento da adição de biodiesel no diesel. Isso faz com que a produção de soja americana precise crescer, o que é difícil em função da maior demanda pelo milho. É provável então que eles também precisem importar soja. Assim, avalio que a pressão na demanda por grãos nos próximos dez anos tende a ser sustentável. E o produtor brasileiro precisa receber essas informações, precisamos estar preparardo”, explicou.

Arena da Tecnologia oferecerá variedade de máquinas e equipamentos

Outra novidade da 11ª edição da Femec será a Arena da Tecnologia – espaço onde estarão concentradas empresas de máquinas e equipamentos com alta tecnologia embarcada para a operação rural. A feira reunirá ainda as principais montadoras de veículos de carga, off road e de passeio, além de maquinário para a construção civil e indústria fotovoltaica, náutica, além de outros produtos e serviços destinados à produção agropecuária. Serão oferecidas boas oportunidades de compra, com preços de feira e condições especiais para financiamentos.

Campos Demonstrativos de Sementes e Insumos

A feira apresentará também os Campos Demonstrativos de Sementes e Insumos, mostras e exposições de animais, leilões e paineis temáticos.Principais agentes financiadores do agroOutro aspecto relevante da Femec é a participação dos principais agentes financiadores das operações de agronegócio do país como os bancos públicos CAIXA e Banco do Brasil, bancos privados e cooperativas de crédito. As instituições se instalam no parque de exposições durante a feira com estrutura completa e equipe para rodar operações in loco, buscando mais agilidade na liberação de recursos.

Você sabe o que são biocombustíveis?

De acordo com a IEA (International Energy Agency) biocombustíveis são combustíveis gerados a partir de fontes biológicas renováveis capazes de reduzir a utilização, total ou parcial, de combustíveis fósseis, como gasolina, combustível de aviação e diesel.Um bom exemplo de biocombustível é o álcool fermentado a partir do amido presente nas plantas, e o biodiesel um biocombustível produzido a partir de óleos vegetais, gorduras animais ou reutilização de óleo de cozinha.

Existem outros tipos de biocombustíveis. A chamada primeira geração (1G) abrange os biocombustíveis derivados de açúcares, amidos ou gorduras. Já a segunda geração (2G) e terceira geração (3G) consistem nos biocombustíveis que utilizam biomassa a partir de celulose ou resíduos agrícolas e industriais, e também algas. Os de quarta geração (4G) são biocombustíveis originados a partir de alterações genéticas da cultura a ser empregada na produção do biocombustível.

Na edição do ano passado, a Femec recebeu cerca de 100 mil visitantes de várias partes do país, mais de 300 expositores, movimentando negócios na ordem de R$ 2,4 bilhões.Fonte: Itatiaia – 26/03/2024

Últimas

Mais Lidas

a414677af09e9e321d011aa76c8df1eb
ANP: Etanol está mais competitivo em relação à gasolina em 8 estados e no DF
23b71367d44b5ebd0b0518cd9589a7ca
EPE projeta alta de 2,2% no consumo de etanol em 2024
b74c9ccc8cff2383c63656040c3b6349
BP Bunge anuncia doação de energia para o Hospital de Amor
e38ffcd7d8da6f6a9e22fcd02d0fa904
Fórum do setor elétrico promove debate sobre transição energética e mudanças climáticas
0f46de5d46320be7117313ec795bab23
Hidrogênio deve ser usado para descarbonizar indústrias sem outras opções, diz estudo
9dca39a526969bc1a09e6248e51db66a
Com clima e seus impactos ainda incertos na safra do Brasil, açúcar começa semana em alta; Etanol cai 2,45%

Categorias